Criar um item novo a partir de uma peça que iria para o lixo, é sustentabilidade? Com certeza. O nome disso é upcycling, que em tradução livre significa reutilizar e é um dos conceitos mais famosos quando falamos sobre moda consciente.
A indústria da moda é a segunda mais poluentes do mundo, ficando atrás apenas da indústria petrolífera e ainda é um dos segmentos que mais consomem água no planeta. Por isso, essa indústria precisa urgentemente se reinventar e diminuir o impacto que gera no meio ambiente.
Não é é à toa que nos dias de hoje os consumidores manifestam mais interesse em negócios circulares e conscientes. No Brasil, cerda de 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. Certíssimos!
Mas afinal, o que é upcycling?
É uma técnica que reutiliza, através da criatividade, um material que seria descartado para originar um novo item. Ou seja, produtos que iriam para o lixo são a matéria-prima de novas mercadorias.
Essa forma de agregar valor e uma nova cara para itens que estariam no final do seu ciclo, ganhou espaço na indústria, justamente porque reduz os resíduos que iriam parar em aterros sanitários.
O conceito de upcycling não é exclusivo do mundo fashion, ele também é usado em áreas como arte, decoração e arquitetura.
Brechó é upcycling?
O primeiro ponto é que reutilização é diferente de reaproveitamento. Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. Agora, reaproveitar significa aproveitar novamente, isto é, usar de novo aquilo que já foi usado.
E as roupas de brechó, apesar de não serem novas, não são lixo. Afinal, são roupas que serão compradas e usadas por outras pessoas e por isso não serão reutilizadas e sim, reaproveitadas. Ou seja, brechó é outra forma incrível de consumo consciente, mas não necessariamente as peças encontradas lá são upcycling.
Famosos adeptos a essa prática
Se engana quem pensa que um item que passou pelo upcycling possui qualidade inferior, já que o real objetivo é recriar uma peça de roupa para deixá-la ainda melhor e mais especial.
As celebridades estão aí para provar isso, muitas aderiram às causas sustentáveis e escolhem peças upcycing para reafirmar isso.
Por exemplo, a atriz Marjorie Estiano que foi ao Emmy Internacional usando um vestido de retalhos. A peça é da estilista Fabiana Milazzo, um grande nome da moda brasileira. E no Baile da Vogue 2022, Sasha Meneghel e João Figueiredo usaram looks da marca brasileira Ventana, que é totalmente voltada para a moda upcycling.
Jade Picon não ficou de fora, recentemente a marca Brock postou uma foto da influenciadora usando o conjunto Patchwork feito com retalhos de Jeans.
Upcycling e Wanted
Aqui na Wanted repensamos o impacto da nossa produção no meio ambiente, afinal somos uma marca autoral e artesanal que acredita em um consumo consciente e na economia circular.
Reutilizamos os retalhos de nossas coleções para a fabricação de acessórios como bolsas com estampas únicas e autorais: clique aqui para vê-las.
Também fazemos capas para cadernos no tamanho A6 e scrunchies para o cabelo, que são entregues como brindes para nossos clientes. Assim, conseguimos aproveitar os tecidos que iriam para o lixo criando novos produtos.
Gostou de saber o que é upcycling? Então já aproveita e siga a gente no nosso instagram: @wantedloja!
Essa publicação tem 0 comentários